quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Perdão

Todos os dias, nós ouvimos nos noticiários, falar sobre mortes, violências, assaltos, estupros, assassinatos, aquecimento global, desmatamento desenfreado, e toda sorte de coisas ruins que levam o homem a dormir ainda mais carregado, como se não fosse suficiente o seu fardo diário de sua vida insatisfeita.
Se perguntarmos às pessoas o que elas pensam, a maioria diz que é culpa do governo, culpa da ganância dos grandes empresários, culpa do sistema falido e em relação à suas próprias vidas, culpa dos pais que não lhe deram oportunidade, culpa da esposa que não se dedicou o bastante, culpa do marido que é acomodado demais, culpa, culpa, culpa...
Interessante como vivemos num mundo, onde parece que as pessoas têm uma grande batata quente nas mãos, e ficam jogando de uma mão para outra, pois ninguém aguenta segurá-la por muito tempo.
Essa batata é a responsabilidade que ninguém quer assumir.
E o mais engraçado é que as pessoas assistem o noticiário e ficam escandalizadas com tudo o que está ocorrendo na tela da televisão, mas mesmo assim não se conscientizam de que o fato ocorrido na vida do outro, nada mais é do que um reflexo em grande escala das atitudes ressentidas do cotidiano de todos nós.
Todos nós temos uma parcela de responsabilidade de tudo que está ocorrendo no  mundo. Não dá mais para fingir que o que está acontecendo é só na tela da TV.
Todos os dias, em menor escala, temos atitudes egoístas que matam um pouquinho do nosso mais próximo como nossos familiares, em palavras de desafeto ou falta de palavras, pela desatenção egoísta, pela falta de um olhar, de um sorriso, pela não percepção de que o outro também precisa de nós.
É muito mais fácil culpar sempre alguém, pois assim podemos disfarçar a verdade da nossa falta de amor próprio, do nosso comodismo, da nossa procrastinação em relação à arregaçar as mangas e ir a luta em busca de nossos sonhos...
Porque olhar para esta verdade implica em mudar. Mudar de atitude, mudar as palavras, mudar os pensamentos, mudar os conceitos.
Mudar a ponto de parar de colocar culpa em alguém, e olhar para suas próprias escolhas.
E então perdoar a sí próprio, pelos erros cometidos enquanto caminhava aprendendo, aceitar os erros que ainda com certeza vai cometer, pois somos TODOS humanos, e estamos nesta terra para aprender e evoluir.
Me perdoando eu deixo o meu fardo mais leve e deixo o fardo do meu irmão mais leve...
Parece que o perdão é tão difícil não? Tem pessoas que morrem sem conseguir perdoar...
Uma coisa simples, como soltar, deixar ir, não controlar mais...
Eu penso que perdão deveria ser matéria escolar.
Já no início da vida escolar atá a vida acadêmica deveria ser conteúdo programático...
Quando se perdoa, vive-se com mais leveza, mais altruísmo, tudo flui melhor.
Até mesmo os noticiários perdem a graça e você não precisa mais se alimentar desse tipo de emoção, pois descobre novas emoções dentro de você que o levam a produzir mais e melhor...
Vamos lá! Solte-se!! Perdoe-se!! Liberte-se das amarras que o aprisionam!
Afinal, você está aqui, para ser feliz e fazer feliz!!
Um abraço, até o próximo post!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Solte-se e entregue-se a Deus!!

A insatisfação é inerente ao ser humano.
Foto: http://mvcomunicacaoestrategica.blogspot.com 
Fomos "fabricados" com um desejo latente de novos experimentos que nos leva ao aprendizado e enriquecimento interior.
Mas ao mesmo tempo que queremos novas experiências, temos medo de nos lançarmos a elas.
Deixar o velho para dar lugar ao novo assusta, pois esse é confortável. Mesmo que não seja mais o que queiramos , ainda assim, é o que conhecemos.
O desconhecido amedronta, pois com ele, somos passíveis de novos erros e novas dores que nos fragilizam e nos deixam suscetíveis.
Se entregar ao novo é como se jogar para um vôo de queda livre SEM PARAQUEDAS!! Foto: http://19naoeh20.blogspot.com/2010/04/queda-livre.html Confiando unica e exclusivamente em um Poder Maior, que possa nos salvar de uma queda iminente...
Pois então, essa confiança de se lançar ao desconhecido só pode vir a partir do momento em que abandonamos o medo e o controle, que estão intrinsecamente ligados ao ego...
O ego é que nos  prende ao passado, ao velho, ao seguro em nome de uma garantia que só existe mesmo na ilusão...
Este apego, que muitas vezes damos o nome de amor, nos acorrenta e nos limita a uma vida estagnada sem perspectivas de vivências mais prazerosas, que depende do despreendimento ou da morte do ego.
Para ser feliz, é preciso soltar das amarras que nos prendem, e nos lançarmos sim, com toda coragem aos braços da vida, com a certeza de que ela sempre tem o melhor reservado à nós. Foto: http://regressaami.blogs.sapo.pt/
Ter a certeza de que juntamente com o desconforto de novos erros, o novo traz infinitas perspectivas de crescimento e aprendizado, que compensa a entrega.
A queda  livre nos dá o prazer da liberdade de sentirmo-nos um com a natureza sabendo que podemos tudo o que quisermos, basta estarmos dispostos a confiar que no momento certo a coisa certa acontecerá, nos livrando de qualquer perigo imaginário...  Afinal, estamos nas mãos de Deus...   Foto: http://nicinhanaholanda.blogspot.com/2005/05/queda-livre-free-fall-may-12-2005.html
Um abraço, até o próximo post!!


http://dramarialucia.blogspot.com/

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ATÉ QUANDO?

O universo é regido por várias Leis. Não tem como fugir disto.
Estas Leis determinam a existência. Se você quer ter uma vida feliz, você tem que conhecer estas Leis e usá-las em sua vida.



Foto retirada do site: http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/06/nos-nao-estudamos-ate-ao-fim-todas-as.html

A Lei da Causa e Efeito é uma das mais abrangentes... Toda ação tem uma reação! é inevitável. A ação é a causa, a reação é o efeito.
Hoje pela manhã, fui para academia fazer meus exercícios diários... Existe ali um professor, do qual não me simpatizo muito. O meu "bom dia" já é forçado. Sempre evito conversar com ele e quando o faço, coloco "um sorriso de monalisa" no rosto e falo somente o necessário, quando falo...
É claro que nos três meses que estou ali, a reação a este sentimento por ele, foi o afastamento cada dia maior e consequentemente, a atenção dele comigo, cada vez menor...
Eu sempre noto que "ele me faz mal" e hoje ficou bem claro para mim a razão de me sentir mal com este professor.
É a Lei da causa e do efeito. Tudo o que você tem dentro de você, materializa com certeza.
Se eu tenho uma antipatia por ele, é automático que haja uma reação deste sentimento da parte dele.

Foto retirada do site: http://livrespensadoras.blogspot.com/2009/11/mona-lisa.html

 Mas porque ocorre isto? Porque eu sinto tanta antipatia por ele?
Analisando meus sentimentos desde quando comecei a fazer a academia lá, eu observei que isto aconteceu pela falta de atenção que ele me dava quanto cliente.Afinal, ele me tratou como MAIS UMA, nem colocou o tapete vermelho...
Foto retirada do site: http://cinema4dyankees.blogspot.com/

A minha necessidade de me sentir especial, bem atendida, DIFERENTE das outras pessoas...
Mas porque? Porque quero ser especial?
Todas as pessoas querem isto afinal, você dirá...
 Mas isto não é o natural, pois TODAS as pessoas SÃO AFINAL DIFERENTES E ESPECIAIS.
Se eu quero ser tratada como especial, eu devo tratá-lo como especial. O que eu sentir por ele, é o que ele sentirá por mim, inevitavelmente!!!
Aí cheguei a conclusão que o meu EGO é ainda muito grande!!
Ele é o causador de todas as minhas tristezas... Dá uma lida novamente na frase: Ele é o CAUSA-DOR !!
Mas que dor ele me causou afinal? Quando você vive  no automático, você simplesmente encara essa atitude como uma falta de afinidade, ou mesmo, como eu disse no início, uma antipatia. Coisa comum a todas as pessoas...
Foto retirada do site: http://jorgescarasati.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
Mas quando você busca entender a razão da existência e busca uma plenitude como ser humano, você vê que este tipo de ação lhe traz a dor como reação, inevitavelmente, através do sentimento de culpa ou do sentimento de rejeição, ou de superioridade...
Já é comprovado científicamente que sentimentos como raiva, culpa, tristeza, depressão, rejeição, entre outros, produzem substâncias químicas no corpo, que podem trazer desde uma simples angústia como chegar a desenvolver uma doença séria...
Ah, mas é muito difícil controlar o nosso ego você dirá! Sim, é mesmo difícil. Controlar o Ego exige atenção em todos os sentimentos que você tem.
Exige treino e isso implica tempo para DIMINUIR o tamanho deste ego.
Um bom começo é entender e aceitar esta Lei, e também aceitar que o mundo não foi criado PARA NÓS, mas NÓS SOMOS PARTES INTEGRANTES DO MUNDO.




Foto retirada do site: http://dedentrodemim-anorkinda.blogspot.com


O mesmo direito que eu tenho de estar aqui e usufruir a beleza do universo, ele tem também, independente de não ALIMENTAR O MEU EGO!!!!
Passar a vê-lo também como FILHO DE DEUS, criado pelo mesmo PAI.
Pode ter certeza que ver nosso semelhante na sua real essência só nos dá sentimentos bons! Alegria, Paz, Amor, e esse tipo de sentimento produz substâncias benéficas em nosso corpo, aumentando com isso o nosso sistema imune, nos fortalecendo e nos protegendo!!
Então, não é muito mais vantajoso trabalhar na diminuição do EGO? Somos livres afinal, para escolhermos o caminho que queremos trilhar!!
Portanto, devemos sempre lembrar... Aquilo que eu sou, faço, penso e sinto, inevitavelmente se materializará e determinará a minha existência!
Desejo a todos um lindo dia, repleto de bons sentimentos para toda a HUMANIDADE!!!
Amo vocês!!!
Dra. Maria Lúcia

http://dramarialucia.blogspot.com